"Por 44 votos a favor e 17 contra, a Comissão de Constituição e Justiça da Cãmara aprovou ontem a adesão da Venezuela ao Mercosul." Esta é a primeira frase da matéria de Eliane Oliveira, publicada hoje no jornal "O Globo".
Justificativa dos aliados do Governo para apoiar a entrada: a Venezuela é maior do que o seu presidente e não pode ficar isolada na região.
Justificativa da oposição para não querer o país comandado por Hugo Chaves no bloco: o presidente da Venezuela é um ditador.
A decisão sobre a entrada da Venezuela no Mercosul ainda passará pelo plenário da Câmara e pelo Senado. Nada está definido. Mas alguma lição fica disso, talvez a maior delas seja a dificuldade de se fazer escolhas.
Não sei em o que os países membros pretendem transformar o Mercosul.
Sei que a Rússia, de Putin, não faz parte da Comunidade Européia.
Também sei que nunca dantes em minha vida imaginei estar algum dia mais ao lado do deputado ACM Neto do que do Chico Alencar.
Um comentário:
Eu fico pensando (não é justificativa, pois temos que viver do que o presente nos apresenta) que qualquer país pode vir a ter um presidente como o Hugo. Entendo o que o Chico disse, mas também acho que aceitar a Venezuela atual é validar um ditador como o Hugo Chaves e concordar com o tipo de política feita por ele. Bjs!
Postar um comentário