sábado, 9 de fevereiro de 2008

Praga

Foto: Ana Paula Cardoso

A capital da Republica Tcheca eh daquelas cidades que de tao lindas, sao um descanso para os olhos. Arquitetura impecavel, limpeza das ruas e luz solar impressionante compoem a beleza de Praga.



Qualquer caminhada na rua eh um deslumbramento. Ninguem exagera ao dizer que Praga eh a cidade mais bonita da Europa.



Em compensacao - sempre ha as comepnsacoes - os tchecos sao tao simpaticos quanto qualquer agente da KGB.



O ranso de anos de isolamento pela cortina de fero comunista ainda estah impregnado no comportamento das pessoas, especialmente dos mais velhos. A lingua - que deve ser o segundo idioma do capeta, visto que o primeiro, dizem, eh o hungaro - soh contribui para tornar o povo menos amistoso. Mas no fim das contas, acaba sendo divertido sentir medo dos tchecos, que nao sorriem, nao respondem nossas perguntas (a nao ser que a resposta seja nao) e parecem nao gostar de gente.



Um alerta para quem pretende vir pra ca algum dia: uma verddaeira obsessao nacional eh a mania que os garcons e atendenetes de bares e restaurantes t^em de retirar os pratos de sua frente. Quem come devagar, cuidado! Evite descansar os talheres. Eles ficam em alerta, esperando uma distracao e , pimba! Dao o bote e levam seu prato com aquele pedaco que vc estava deixando por ultimo para saborear. E nem adianta pedir para voltar. Eles nao entendem o que dizemos e nao gostam muito de se comunicar...

Nada porem que o por-do-sol ao pe do rio Vltava nao nos faca esquecer.

6 comentários:

Lavinia Fernandes disse...

Mas afinal fostes parar em Praga?
Foi surpresa ou só eu não sabia?
E o Marrocos, foi substituído?
Tantas perguntas...
Mas enfim realizou seu sonho!
Acho melhor fazer o resto do comentário em um local menos público... Hahaha!
Beijos

Antonio Santo disse...

Eu tenho cedilhas e acentos a solta, pelo meu teclado ABNT, mas tô invejando toooda essa sua carência ortográfica, hehehe. Um grande beijo. Continue a diversão. Manah Manah Tu tu tu tu ru ru!

Juliana Ennes disse...

hahahahahahahaha
to rindo mto, aqui!!!!!
eu certamente ia perder o meu pedaço favorito, deixado para o gran finale!o marcos então, que não pára de falar enqaunto come, ia passar fome, pq iam retirar o prato inteiro!!!!!! rs

divirta-se mto neste final de viagem! (qtos dias faltam???)

Unknown disse...

Tão bom ouvir suas notícias!!
Bjs,
Ale

@NelsonGurgel disse...

Paula, eu tive o prazer de ouvir essas estorias de Praga ao vivo e a cores. Estou rindo ateh hoje. Nao querendo ser preconceituoso e jah sendo, acho que eh o toque leste Europeu da coisa ou, como diria um amigo em comum, eh a radioatividade….. Hehe!

PS: O ‘h’ eh para o acento agudo em um teclado sem acentos…….Viva o movimento Proh-Acento……

Fazendo Livros disse...

Ah só faltava estar com vc.
Que inveja...
Sua descrição de Praga e seu povo são interessantíssimas.
Mas convenhamos, imagine esse teu velho amigo tendo o seu último pedaço de qualquer coisa levado junto com o prato sem mais sem menos...
Ah... estaria iniciado o conflito!
Aistkorf!!!