sábado, 13 de setembro de 2008

Fiódor e o Cabelereiro

Precisava fazer unha, arrumar o cabelo, delinear a sobrancelha, enfim, essas atividades femininas de primeira necessidade. Eu sabia que só teria o sábado para fazer tudo, mas a logística não me favorecia: cada profissional de confiança escolhido para cuidar da minha estética, fica espalhado em cantos diferentes da cidade. Conclusão: resolvi arriscar e marcar no salão próximo da minha casa, sem medo de entregar bens tão preciosos a mãos desconhecidas...

Chego no salão e o cabelereiro que me atendeu, super gentil, perguntou se eu queria café, água, mate e um pãozinho de queijo. Eu não tivera tempo de tomar café e aceitei o mate com o pãozinho de queijo.

Nunca fui muito de puxar assunto com cabelereiros e manicures. Não por antipatia, mas porque eu gosto de ficar em silêncio nestes momentos. Pensando na vida, meditando. Por vezes, relaxo tanto que até durmo.

Enquanto eu tinha meus pés mergulhados em uma bacia, minhas cutículas sendo retiradas das mãos e o secador bombando no meu couro cabeludo, entra uma cliente e se dirige ao hair stylist que cuidava das minhas madeixas:

- Como vai, Toní? (é, o nome dele é Toní, com a sílaba tônica e ' i' agudo no final). Olha, a minha mãe pediu para eu trazer o livro que você emprestou a ela mas eu esqueci, trago na semana que vem, tá bom?

- Não tem problema não. Ela gostou?

- Disse que adorou...ah, e pediu para recomendar que você leia "A Cabana", do William Young.

- Ah, tá. Bom saber. Vou ler depois que acabar de ler "Crime e Castigo"...

Despertei na hora. Toní continuou:

- É romance russo, né? Já viu...Não é uma leitura fácil...Cada personagem tem um apelido e o autor muda toda hora a forma de se referir aos personagens. Mas é muito emocionante...não dá vontade de parar...

A cliente confirmou tratar-se de uma ótima leitura, de um livro para se carregar na memória para o resto da vida. E Toní acrescentou:

- Pois é, todo mundo fala que o final faz a gente refletir muito. Mas eu acho que ele vai acabar confessando o crime. Tudo bem que foi perfeito, mas ele não vai aguentar o remorso...

- Leia até o final, leia até o fina, Toní... - incentivou a cliente, com um sorriso de sabedoria nos lábios.

"Crime e castigo", de Fiódor Dostoiévski, faz parte da lista de clássicos que ainda não li. Estava programado para este ano (minha meta são dois clássicos por ano), mas emperrei na "Montanha Mágica", de Thomas Mann e já estava achando que não ía conseguir terminar sequer um único este ano. Não gosto de deixar livros pela metade, mas depois do papo entre a cliente e o cabelereiro, fiquei disposta a largar "A Montanha" de lado e partir para o clássico russo.

Quando o trato no cabelo terminou, não resisti e virei-me para Toní:
- Você gosta de cinema?
Ele respondeu, surpreso:
- Sim, gosto muito.
- Já assistiu a "Match Point", do Woody Allen?
- Não.
- Então, ao treminar de ler o livro, pegue o DVD. Dizem que Allen se inspirou em "Crime e Castigo".

Toní pega um papel e pede para eu anotar o nome do filme.

Saio do salão com a cabeça feita.

7 comentários:

Lavinia Fernandes disse...

Ai, que luxo!
Mas bom mesmo é a pessoa que não faz a sobrancelha, e sim, "delineia".
Luxo total. Hahaha!
Beijos

Estava Perdida no Mar disse...

Nossa, cabeleireiro tb é cultura. Nem dá medo de entregar nossas preciosidades para uma pessoa assim.

Anônimo disse...

Olá Ana, primeiro gostaria de te parabenizar pelo seu trabalho no O Globo e de pedir desculpas por não acessar o seu blog com mais frequência, mas a Odila me deixa informada como sempre. Adoro o seu blog, te acho muito inteligente e talentosa. Você merece todo o sucesso do mundo!! Beijao Tathi

Ps: eu vou no cabelereiro na terça feira pra cuidar das madeixas mas duvido que meu cabelereiro é tão culto quanto o seu!!

Baby Sauro disse...

Vc não existe, lindona!!!!!!!

Beijos

Antonio Santo disse...

Oie, estou de volta, e adorei ter retornado lendo uma postagem tão gostosa. Crime e Castigo é o clássico que ainda não terminei de ler, faz tempo, comecei, cheguei até a página... pera ai, que ele fica aqui do meu lado! Ihh vergonha, ele vai até a 329 e parei na 73. Mas vou terminar, um dia! Bjs e parabéns!

No meu caminho tem... disse...

quanta diferenca!! prepare-se pq se vier mesmo o William Wallace sentiras a diferenca... La eh de qual foi o ultimo q foi deportado, o ultimo casal gay q estao juntos, ou o carinha q VIROU gay, questionamentos do tipo: Voce tem visto? ta legal? Nao conhece alguem para casar com Fulano? mas saio de la com dor no rosto de tanto rir... mas cultura la passa LONNNNNNNNGEEEEE hahahahah.... mas ele eh otimo saimos de la coma cabeca feita!!
beijao
escreva mais
saudades
odila

@NelsonGurgel disse...

Eu tenho surpresas parecidas mas ao contrario. Pessoas viajadas e ditas cultas que soh leram o Pequeno Principe. ;) Quanto aos classicos, no lixo com eles. Eu desisti. Eu, definitivamente, nao sou um cara classico. ;)