domingo, 28 de dezembro de 2008

Um bom ano

Sexta-feira, um prosseco na casa da amiga querida, papo vai, papo vem, outra amiga presente começa a fazer algumas lamentações. A principal dela é dividir a sala, no trabalho, com um colega gordo e calorento, que tem por hábito colocar o ar-condicionado no máximo.
A anfitriã, pessoa de fina sabedoria, olha-a e comenta.

- Este é o seu grande problema atualmente? Poxa, você é uma felizarda.

Depois da frase, não houve nenhuma contrapartida de sua parte, no estilo 'veja como meus probemas são maiores". Não foi preciso. Todos nós sabemos de seu histórico. Perdera o pai de um infarto repentino e fulminante há 20 anos. Suas duas irmãs padecem de doenças mentais e se transformaram em outras pessoas, como ela mesma classifica 'mortas em vida'. Perdeu cinco membros de sua família em 2008 e tem a irmã do marido passando por uma fase de depressão. Outra amiga muito próxima, mais dela do que das demais, teve um câncer diagnosticado na mama e estará se submetendo a uma cirurgia de retirada do seio amanhã.
E nem por isso minha grande amiga fica a se lamentar pelos cantos. Nunca a vejo reclamando e é de uma generosidade impressionante, capaz de acalentar e dar força para quem estiver ao seu redor.

Tenho pensado muito sobre a felicidade. No fim do ano, aumentou um pouco minha tendência reflexiva, é claro.

Na última segunda-feira morreu o pai de um grande amigo meu. Morte estúpida e inesperada. Dois dias antes, eu estava a conversar com ele, o pai do meu amigo, em um churrasco em sua casa. O homem encontrava-se animadíssimo, a contar suas experiêncuas da forma mais encantadora, mostrando um amor à vida contagiante.

A gente não pode fazer nada mesmo contra a morte. Só podemos fazer tudo a favor da vida.

No fim doa ano a gente faz balanços dos erros e acertos, dos objetivos cumpridos e preparamos listas do que almejamos para o próximo ano.

Não tenho aboslutamente nada para me queixar deste ano que acaba na próxima quarta-feira. Das cinco prioridades que listei, só faltou o amor. Mas ainda faltam reês dias, quem sabe...

No mais, fiquei com vontade de colocar apenas uma meta para o Ano Novo: viver os próximos 365 dias sem uma única lamentação.

E quando eu cair na tentação de sentir peninha de mim, que eu vá até o Inca, a um orfanato, ao cemitério e olhe para a dor dos outros, para as perdas dos semelhantes, para quem está em situação pior e passe a me sentir mal de ter raiva do mundo por causa do carro que jogou água da chuva em mim, ou do chefe que é inábil, ou do taxista chato que fica me perguntando a cada curva qual o caminho que eu prefiro.

E quando eu vir uma borboleta azul, ou o arco-íris, ou quando chegar um e-mail do amigo de Londres, ou quando as sobrinhas me derem um abraço, ou quando eu for ao cinema, ou quando minha mãe me ligar, meu pai me chamar de 'Donana', meus irmãos disserem que eu cozinho tão bem quanto minha avó; quando eu ajudar alguém, quando eu for ajudada, quando eu der uma boa gargalhada, quando eu por um homem interessante for olhada, que eu tenha a hombridade de me sentir grata.

E, desta forma, 2009 também vai se tornar um bom ano.

6 comentários:

Roberto Machado Alves disse...

Um ótimo ano para você também.
Se, por acaso, o desânimo quiser se aproximar de mim,imediatamente, lembrarei das suas palavras.

Grande abraço.
Roberto M. Alves

No meu caminho tem... disse...

feliz ano novo aninha!!!
beijao
odila

Regina Lidia disse...

Adorei a meta! Como diz a fábula do passarinho na neve: "Quem está na m... não pia". Tem sempre um "lobo" por perto disposto a "ajudar".
By the way, nossa amiga passa bem e não foi preciso retirar a mama. Nada como uma mente positiva.
Bjs e, mais uma vez, feliz 2009.
Re

Baby Sauro disse...

Lindona!!!!

Um ano novo espetacular pra você! Que seja, realmente, especial.
Super beijo, com saudades,

Sérgio.

Antonio Santo disse...

Por incrível que pareça ainda me sinto mal por ter me me sentido mal na passagem de ano, pois meu fígado, ou minha irresponsabilidade foi responsável por não tê-la visto e abraçado no primeiro dia deste novo ano. Não vou fazer promessas, já vi que não sou bom nisso, uma vez que ando me enrolando com a quantidade de coisas que arrumo para fazer na vida, só vou dizer que um beijo em ti, está na lista das prioridades para esse ano, hehehe. Um grande beijo minha querida, adorei sua postagem e certamente, e principalmente nestes dias atuais que tenho vivido, vou lembrar de sua dica. Tudo de bom do seu sempre Xerife Fanfarrão. :-)

Unknown disse...

Querida,
Vc sabe como este post se aplica a mim, né? No entanto, hoje, fiquei tão feliz de ver a chuva caindo, achei tão bonito... foi um momento de felicidade, precisamos mesmo nos concentrar mais nestes momentos.
Saudades,
Bjs,
Ale