segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Filosofia de boteco

Não há nada mais insuportável do que um homem que se ache genial ou do que uma mulher que se ache irresistível. Ou vice-versa.

Uma pitada de humildade, uma discrição na intelectualidade acima da média ou um 'fingir' não saber o quanto se é belo dão um toque bem mais sedutor e, aí sim, mais genial e irresistível.

Uma dose eventual do bom e velho "Poema em linha reta" de Pessoa não faria mal a certos seres humanos.

Culpa desses livros de auto-ajuda tamanha onda de cabotinismo . "Tem que se gostar", "tem que se amar", "tem que olhar no espelho e repetir "sou linda e todos me amam". Ah, cansei. Autoestima é ótimo e coisa e tal, mas cadê a autocrítica????

Em nome da autoaprovação - reparem que ando tirando os hífens de tudo porque este raio desta nova regra ortográfica está difícil de entrar em minha cachola - as pessoas estão descambando para o ridículo.

É um tal de nego enchendo a boca para falar de um marido que dá em cima de outras, mostrando fotos de filhos como se fossem troféus, contando como são os bons em seu trabalho, falando mal dos outros como se eles fossem perfeitos.

Ando cansada. Cada vez mais cansada.

Quero conhecer alguém que tenha levado porrada, que sofra e tenha dúvidas, que não se leve tão a sério, que saiba errar para saborear melhor os acertos. E que , acima de tudo, saiba ver o mundo com benevolência.

Será que em Marte eu consigo? Não? Então me encontre no boteco mais próximo que eu vou dar atenção aos bêbados, pelo menso são mais autênticos.

2 comentários:

Vivian disse...

Amiga, é difícil o equilíbrio em auto-estima e auto-crítica. Mas como eu acho que sobra gente criticando e falta gente ensinando o amor (inclusive o amor-próprio), acho q eu fico do lado dos livros de auto-ajuda... Sou muito mais a auto-estima. Eu me amo e te acho linda!!!! Bisous.

Renê Dalton disse...

Aos bêbados cabe a autenticidade estimulada pelo álcool, aos loucos o direito de quebrar todas as pseudoregras e a coragem de assumí-las, mas as crianças... ah as crianças são tudo que a maioria de nós deixou de ser...

Criança cria, Adulto adultera.

Um bjo no teu coração!!