domingo, 1 de fevereiro de 2009

Jodha Akbar


Uma das melhores experiências já vividas por mim foi no último dia 16 de fevereiro de 2008. Era o 'Valentine's Day', o famoso 'Dia dos Namorados' do hemisfério norte e advinhem onde euzinha estava? Em Londres, muito bem acompanhada.
Pois bem, minha comemoração de 'Valentine's Day' teve um episódio bem original: uma ida ao cinema, em um bairro tipicamente habitado por indianos, para ver um clássico de 'Bolywood': o épico "Jodha Akbar". No elenco, a graciosa, linda e adorada por 11 em cada 10 indianos, Aishwarya Rai . Seu par, Hritik Roshan, não perde em nada para nenhum galã de Holywood. Trata-se de um moreno de olhos verdes de causar hiperventilação à mais desinteressada das mulheres. Aliás, apenas um parêntese: se já é moreno, já tem 1,90m, já é másculo, pra que a natureza dá olhos verdes, meus deuses do Universo!!!! ??? Assim a gente não chega aos 110 anos...


Bem, pegando de volta o caminho da Índia, aquele evento em terras estrangeiras me fez refletir. Talvez o Brasil, ou pelo menos o Rio de Janeiro, seja um dos poucos lugares no mundo ocidental ainda sem grandes comunidads indianas. No resto do mundo, o povo ocupa tradicional lugar na horda de imigrantes que se enraizaram em um espaço diferente, influenciando e sendo influenciados na nova pátria. O cinema estava lotado e eu era a única mulher de pele branca e cabelo curto. Ao meu redor, parecia que o filme já estava rodando: muito sari, muito ouro, muito piercing e tatuagem. Isso mesmo nas mulheres acima de 60 anos. Os homens todos muito elegantes. Afinal, era 'Valentine´s Day' e dia de fazer bonito com a patroa (a cada viagem que faço reafirmo a existência de coisas universais..)

Pois bem. Agora a Índia chegou a uma novela brasileira. E cá estou eu a defender Glória Perez. Primeiro porque tenho ouvido muita gente dizer que nem Márcio Garcia e tampouco Juliana Paes, os protagonistas da atual novela das oito, têm cara de indianos. As estrelas de 'Jodha Akbar', no entanto, lembram bastante os atores brasileiros. Depois, a gente tava precisando de cores alegres, músicas contagiantes e uma história e amor permeada pelas insinuações e situações de conflito amoroso, fadadas a só dar certo no último capítulo. Além de ficar sabendo um pouqinho mais sobre esse país ainda tão distante para nós brasileiros.
O filme que assisti em Londres durou quatro horas e só na última cena, que vocês poderão assistir no link abaixo, o casal finalmente se entende. Infelizmente não achei com legenda em inglês, como assiti na capital britânica. Mas deixe-se levar pelo clima. Muita sensualidade e sedução, sem acontecer nem um único e famigerado beijo na boca, daqueles aos quais acostumamo-nos desde 'A Um passo da Eternidade'. E nem precisa...


2 comentários:

Anônimo disse...

Ola Ana!

Agora aqui em Londres a febre eh 'Quem quer ser um milionario?" um filme que se passa em Mumbai e que promete muito na premiacao do Oscar. So um detalhe: o dia dos namorados aqui eh dia 14 de fevereiro. Que bom ler seus posts.

Beijao, Tathi

Unknown disse...

Adorei aquela argola enooorme no nariz da atriz! Ainda bem que não tem beijo, né? Imagina! rs...
Bjs,
Ale