terça-feira, 20 de novembro de 2007

Otimismo, uma patologia

Finalmente, a prometida postagem sobre o tema.
Li há semanas, nas páginas de ciência dos jornais, algo revelador. Cientistas descobriram que o cérebro humano é capaz de antecipar sensações de bem estar, as quais carecem de fundamento.
Trata-se da característica diferencial dos cérebros dos otimistas. Ou seja: os cientistas provaram que a maior parte dos otimistas são otimistas por natureza e sem nenhum motivo objetivo. Inclusive um dos médicos participante do estudo expôs sua perplexidade diante de pessoas cuja vida não tem nenhuma perspectiva concreta de alcançar mudanças significativas e edificantes, mas elas acreditam tanto nisso que seguem felizes.
Senti-me uma espécie digna de estudo.
O que isso tudo quer dizer? Que a vida é uma grande ilusão? A vida não faz sentido algum? Somos otimistas por instinto de sobrevivência, então? Não adianta ter fé?
Não encontrei as respostas. Apenas sei o quanto gosto de viver. Acredito na vida e tenho esperança, apesar de ter abraçado uma profissão que me obriga a deparar-me com a realidade diariamente, com todos seus revezes, com toda sua magia. Apesar de ter nascido em um país riquíssimo, mas que cultua valores de cidadania diferentes dos meus.
Amo a vida e mostro isso.
Sigo em frente, sempre motivada.
Acredito nas pessoas e na capacidade de cada um escolher o caminho do bem-estar coletivo.
Mas tudo isso é apenas por causa dos meus mecanismos neurais mais ativos, somente por causa deste meu cérebro mais irrigadinho...

3 comentários:

Anônimo disse...

Dia desses ví alguem dizer nama entrevista à Marília Gabriela que "Otimismo e bom humor é sinal de inteligência!"
Como disse certa vez o Roberto Frejat num documentário:
"Se eu não tiver a capacidade de achar que vai dar tudo certo... eu vou me matar"... rsrs
Por isso te digo minha doce "migucha":
Essa vida linda aí fora foi feita para "dar certo"...
Beijos otimistas, apesar do Lulla!

penny lane disse...

Também sou assim, querida!
Vc não está só! rsrsrsrsr

Anônimo disse...

Depois de longa e saudosa ausência...retorno ao blog,procurando atualizar os temas.O otimismo é parte integrante de minha vida.Posso afirmar que em alguns momentos tenho alguns deslizes,mas logo volto ao meu "normal". Não fosse isso já teria jogado a toalha (vc sabe muito bem disso). Mas como se diz no popular "não deixo a peteca cair".Acho sempre que tudo é passageiro, que momentos melhores virão!!! Os fatos ocorridos servirão para acrescentar ao nosso viver...Servirão de lição para as próximas experiências...Lindo tema!Parabéns!