domingo, 26 de outubro de 2008

Por duas polegadas a mais...

Texto abaixo retirado da revista "Jornais dos Jornais", de maio de 1999:

"Uma derrota brasileira não menos traumática que a perda da Copa para o Uruguai em 1950. Quatro anos depois da tragédia do Maracanã, a alma nacional foi massacrada pelo segundo lugar dado à baiana Marta Rocha no campeonato de beleza realizado em Long Beach, nos Estados Unidos. Marta, com 38 polegadas de quadril, perdeu para a americana Miriam Stevenson, de 36. Os enviados especiais da imprensa brasileira creditaram a derrota às duas polegadas (5 cm) a mais. A explicação revoltou o país e explodiu nas ruas quando Pedro Caetano e Carlos Renato lançaram a marcha de grande sucesso do Carnaval de 1955: “Por duas polegadas a mais / passaram a baiana pra trás / por duas polegadas, e logo nos quadris / tem dó, tem dó seu juiz”.

Eu ainda não existia nem na derrota de Seleção em 1950 e também não vi Marta Rocha ser preterida pela candidata que prenunciava um futuro de ditadura da magreza. Mas hoje fui acometida de sentimento semelhante ao descrito por quem viveu as duas ocasiões.

Não consegui conter as lágrimas ao saber da derrota de Fernando Gabeira para a prefeitura do Rio de Janeiro. É um golpe muito duro estar quase lá e não conseguir chegar. É um golpe muito duro ter a esperança de ver a cidade que amo, a cidade escolhida para se viver, ser governada por um oportunista da pior espécie. É muito triste constatar que o problema do Brasil é mesmo a má formação congênita de boa parte da população, que não quer ver, não quer o progresso, não quer a honestidade, não quer a sinceridade, não aguenta o olho no olho, porque não aguenta viver na ordem. É um duro golpe ver que 50,78% da população carioca optou pela hipocrisia e pelo coronelismo.

O novo prefeito ganhou por uma diferença inferior a um ponto percentual. Por menos de um ponto percentual o povo do Rio terá quatro anos para aprender com o sofrimento.

Ainda choro. Choro porque a eleição de Gabeira era minha última esperança de desistir de sair do Brasil, para nunca mais voltar.

5 comentários:

No meu caminho tem... disse...

Aninha!! sinto pelo Rio tambem.. Acabei de ver na TV, e vim conferir na net... Eh uma pena... Mas para muitos, o q basta eh q o Rio continua Lindo, e dai? Politica? Pra que?
Vim aqui me solidariezar contigo.
beijao e vamos fazendo a nossa parte, pq a gemte quer mudar....
beijao
odila

Lavinia Fernandes disse...

Também fiquei bem triste ontem.
Queria escrever sobre isso, mas você falou por mim.
Vou pôr um link no meu blog para esse seu post, tá?
Beijos

@NelsonGurgel disse...

Eu tambem fiquei triste. Porem, acho que esse ponto percentual eh significativo e na verdade nao eh nada. Vc imaginaria 5-6 anos atras o Gabeira ter a metade dos votos validos para prefeitura do Rio? Acho que nao. As coisas mudam, mesmo que a passos de tartaruga. Nao percamos a esperanca nem a capacidade de se indignar. Beijao.

Lavinia Fernandes disse...

Nelsinho está certíssimo.
É isso aí.
Beijos

A J Lobone disse...

Pois é...
Tb amanheci como que sem reação...
Gabeira trouxe poesia para a política.
Nunca imaginei ver isto.
Quanto a ir... vai não!
Vamos sofrer juntinhos vamos?
rs
Beijos com saudades.

Anderson Julio Lobone Afif's