segunda-feira, 24 de março de 2008

A arma zen carioca.

Aconteceu no sábado. Um amigo carioca exilado em São Paulo (exilado para mim, diga-se de passagem, porque ele está amando a terra da garoa e dos engarrafamentos de 180 quilômetros) convoca a turma para um encontro, a fim de amenizar as saudades.

A única exigência do ex-carioca: um lugar com ar-condicionado forte, pois seu organismo perdera a resistência às altas temperaturas locais.
Todos os demais aceitamos, afinal, ele é mui querido e nada mau uma boa climatização em tempos de calor acima dos 30 graus.

Meu amigo resolveu ligar para os lugares e finalmente reservou mesa no "Armazém Carioca", na Avenida Princesa Isabel, no Leme.

Fui a segunda a chegar. Lá estava já um amiga a beber seu chopp. Nos olhamos e eu fui logo dizendo: "Bem, pela temperatura ambiente, creio que este não foi o melhor lugar". A amiga concordou. A chegada dos demais confirmou que, se o objetivo era um encontro em qualquer lugar para curtir a companhia e um bom ar-condicionado, era melhor termos marcado na casa de qualquer um de nós...

O amigo exilado finalmente chega e leva um susto. O calor era tremendo. Dirigiu-se imediatamente ao funcionário da casa e falou "Poxa, eu liguei antes para saber se tinha ar-condicionado". Resposta do funcionário: "Tem ar-condicionado, ali ó", apontou para o aparelho localizado acima da porta central do salão. Realmente o funcionário estava certo: havia ar-condicionado, só que estava desligado e assim permaneceria , pelo o que entendemos. Levantamos todos e rumamos para o restaurante Fiorentina, tradicional casa localizada a alguns passos, ali na Avenida Atlântica, com ambiente externo que recebe a brisa do mar e salão interno devidamente gelado pelos condicionadores de ar.

A resposta infame de quem nos atendeu no tal "Armazém Carioca" só reitera a impressão que muita gente tem - especialmente quem mora em São Paulo - sobre a falta de profissionalismo dos serviços no Rio de Janeiro.

Se queremos voltar a ser a cidade referência do País e fazermos jus às estatísticas que ainda nos colocam como o local mais visitado pelos turistas no Brasil, está mais que na hora de mudar isso. Tenho experiência profissional de mais de 10 anos em atendimento ao público, posso me candidatar a dar consultorias. No "Armazém Carioca", cobraria o preço mais alto...

Copiei este texto e estou enviando para todas as seções de programa furado dos jornais cariocas. Esta ainda é a minha arma. Zen.

Nenhum comentário: