quarta-feira, 14 de maio de 2008

Marina Morena você não se pintou

O último resquício de dignidade da equipe ministerial do governo Lula entregou a pasta ontem.

O pedido de demissão da Ministra do Meio-ambiente, Marina Silva, é resultado natural de um processo de desprestígio, do qual a ambientalista não foi poupada.

Mas Marina nunca pintou a cara. Nunca foi uma oportunista de gabinete e nem tampouco levantou a bandeira de defesa ecológica por modismo de ocasião. Por seu histórico de seringueira que se alfabetizou adulta pelo Mobral e acabou se formamndo em história, Marina é o retrato do Brasil vencedor, que não se entrega à mediocridade e às Bolsas Família da vida, por acreditar na educação e na conscientização como os verdaeiros caminhos para o progresso.

Durante diversos episódios à frente da pasta do Meio-ambiente, Marina Silva foi desprestigiada publicamente, inclusive pelo deboche do presidente da república, ao mencionar que ela 'defendia os bagres', quando tentava simplesmente exigir algumas cláusulas ambientais antes de liberar licenças para usinas hidelétricas - obras de comprovado impacto na natureza, inclusive em áreas de reserva.

As notícias do dia informam que Lula ficou 'irritado' em saber da demissão da ministra pela imprensa. Na verdade, Lula não gostava do jeito sincero de Marina Silva, que tinha , com aquela compleição física mirradinha, coragem para chegar em uma reunião e assumir que o desmatamento da Amazônia cresceu durante a gestão de Luiz Ignácio Lula da Silva.

O rei não gosta do grito de que ele está nu. Ao mesmo tempo, aturou Marina Silva no Governo para evitar passar o recibo de descaso com o meio-ambiente. Aos olhos das entidads internacionais, Marina Silva dispõe de cacife de autoridade ecológica.

Não existe coisa pior para alguém sensível doque o desprestígio. Ao entregar o projeto Amazônia Sustentável ao recém-chegado Ministro Mangabeira Unger, Lula deixou claro que a posição de Marina Silva no Governo era mesmo 'para inglês ver'.

A ex-ministra volta a ser Senadora com sua postura imaculada. Talvez possa fazer mais pelo País legislando contra os absurdos impostos pelos prestigiados do rei, aqueles que nunca o criticam, que nunca apontam as mazelas do Brasil.

Papai e mamãe PAC não podem nem comemorar a saída da 'implicante' de plantão. Torço para que Marina Silva dê um pouco mais de trabalho para o Governo em sua volta ao Senado.

Marina, continue assim: bem mais bonita com o que Deus lhe deu.

Um comentário:

@NelsonGurgel disse...

Mandou bem AP. Quando li sobre a saida dela tambem tive a mesma reacao. Mas nao acredito que a dignidade ainda seja uma qualidade apreciada.