sábado, 10 de maio de 2008

Voz Grossa

O celular toca. Número desconhecido. Primeira ligação do dia.
- Alô.
- Alô, é a 'Senhora' Vaughan? (na verdade era Sarah Vaughan, mas eu entedi 'senhora')
- Não, foi engano.
- Ah, então é a Ella Fitzgerald?
Reconheço a voz.
- Ah, Mário Luiz, é você! Minha voz tá muito grossa hoje né?
- Tá maravilhosa..quase fiquei de pinto duro aqui. (Desculpas aos mais pudicos, mas meu amigo é do tipo escrachado).

Minha voz é grave por natureza, mas ontem à noite acabei de vez com meus agudos. Fui à despedida de um amigo em partida para Londres. Conheci-o nas aulas de tamborim e estava lá toda a turma do Aritmética do Samba (a escolinha de batuque) e do Simpatia é Quase Amor, bloco no qual a turma toca. Como não tinha levado meu tamborim, restou-me o chocalho e o microfone para puxar o samba. Anestesiadas pelas cervejas estupidamente geladas e pelas caipirinhas de lima dignas dos deuses, as cordas vocais empolgaram-se além do que deveriam. Resultado: um timbre misto de Maria Alcina e Angela Rô Rô no dia seguinte.

Cientistas brasileiros (Olha os cientistas de novo aí geeente!) chegaram a conclusões interesantes sobre a relação voz e sexo. Ao mesmo tempo, descobriram que homens gostam de voz aveludada e associam as vozes mais claras e graves às mulheres mais atraentes. Alguns estudos foram feitos da seguinte forma: colocavam-se diversas fotos de mulheres na frente dos homens enquanto eles escutavam as vozes femininas. A tarefa era escolher qual imagem correspondia à voz ouvida no momento. As mais graves e claras foram associadas às mulheres mais sexys e atraentes.

É claro que eles erraram muito, pois as vozes e aparências enganam. Mas não deixa de ser curioso este aspecto. Já li a respeito de outro estudo sobre o ouvido masculino, incapaz de prestar atenção por mais de 5 minutos em vozes agudas e finas. Isso explica o porquê de tantas mulheres reclamarem que os homens não a escutam...nesse aspecto, até considero-me sortuda em ter voz de contralto.

Perdida nestes devaneios, o celular toca novamente. Outro número desconhecido.
- Alô.
- Alô, Alex?
- Não, foi engano.
- Marco Antônio?
Aí passou dos limites.
- Olha só: me chamo Ana Paula e certamente essa ligação é um engano - respondo com ênfase.
Antes de desligar, ainda escuto:
- Foi engano sim, mas sua voz é linda, hein, Ana Paula...

Minutos de reflexão. Dois episódios semelhantes no mesmo dia????
Só poderia ser algum sinal místico.

Tele-sexo paga melhor que jornalismo, não paga?

2 comentários:

Lavinia Fernandes disse...

Hahaha!
Quem sabe é sua chance de mudar de profissão?
Bem, devo dizer que a você restou a rouquidão, a mim, uma ressaca enjoada pacas! Putz!
Mas foi divertidíssimo.
Beijos

@NelsonGurgel disse...

ei, conheco uma garota que grava anuncios de numeros de tele-sexo aqui em Londres. Te passo o contato entao! ;))