quinta-feira, 17 de abril de 2008

Conversa Alheia

Começa a ficar frequente a quantidade de gente conhecida que já foi a China. Sobre o país do momento as impressões são as mais variadas - tanto para o bem quanto para o mal.

Mas a última novidade que ouvi a respeito da China refere-se a um dos hábitos de sua população: intrometer-se na conversa alheia. Parece que, no conceito oriental de privaciddae, a regra é simples: se está em um lugar público, não converse sobre assuntos privados.

Na concepção dos chineses, falar em ônibus, restaurantes, parques, enfim, em qualquer lugar com com gente ao redor, é sinal de permissão para eventuais participantes. Ninguém vai achar você é maluco se resolver participar da conversa dos outros.

Talvez achem malucos aqueles que conversam ao telefone celular ou falam de assuntos íntimos em locais como praias lotadas ou metrô na hora do rush.

Ah se a moda pega por aqui...dá uma vontade danada de se meter em conversas alheias de vez em quando, principalmente naquelas que não têm limite. Eu já ouvi de tudo em filas de cinema, dentro dos transportes públicos e, principalmente, nas praias lotadas do verão carioca. Desde a traição, com direito a nomes dos adúlteros, até movimentações financeiras, passando pelos detalhes mais íntimos de aventuras amorosas de todos os tipos.

Saber deste hábito chinês me fez refletir. Ao redor de nós há pessoas e não samambaias. Talvez devêssemos ter mais cuidado ao sairmos pelas ruas falando ao celular ou ao desabafar com os amigos em qualquer porta de bar.

2 comentários:

Lavinia Fernandes disse...

Eu tenho mania de perseguição.
Odeio falar alto na rua porque acho que tem sempre um conhecido ouvindo.
Isso porque já ouvi falar mal de conhecidos meus dentro de um ônibus improvável.
É assim a roda da fofoca.

@NelsonGurgel disse...

Imagina aqui. A brasileirada fala portugues no metro achando que niguem entende. Jah ouvi de tudo. Vc me deu uma ooooootima ideia para um post. Acho que poderiamos formar uma dupla, amiga AP. ;)