quarta-feira, 23 de abril de 2008

Sant Jordi



Hoje é dia do santo guerreiro, padroeiro da Inglaterra, de Portugal, de Barcelona e que também contempla inúmeros devotos no Rio de Janeiro, a ponto de aqui o dia 23 de abril ser feriado regional.


Nunca foi provada a existência de um guerreiro de nome Jorge, que tenha de fato operado milagres. Mas no imaginário popular, São Jorge é a personificação da força masculina - no melhor dos sentidos - capaz de eliminar, com sua lança, o mal simbolizado pelo dragão.


De acordo com matéria publicada no suplemento História, do jornal O Globo do dia 19 de abril, a historiadora Gegorgina Silva dos Santos defende a tese do aumento da devoção ao santo em épocas de violência acentuada.


Em 23 de abril de 2004, eu estava em Barcelona, capital da região da Catalunha, na Espanha. Lá o dia é celebrado de uma forma especialmente bonita. A lenda catalã diz que Sant Jordi (o nome do santo em catalão) matou o dragão por aquelas terras. O sangue do monstro escorreu pela cidade, transformando seu percurso em campos de rosas vermelhas.


No dia de Sant Jordi, em Barcelona, é tradição os homens oferecerem rosas vermelhas às mulheres e as mulheres oferecerem livros aos homens.


Guerras se vencem com flores e livros.

Salve Jorge!

Um comentário:

Unknown disse...

qEspaña, España de mi corazón...
Besos