terça-feira, 22 de julho de 2008

As mais populares

Conversando hoje com a amiga dos tempos de ensino fundamental (eu ía falar primário e ginásio, mas aí vocês descobririam minha idade) lembramos de um fato marcante na vida de uma menina:eu, ela e mais duas amigas éramos as mais populares da escola.

Até pensei em botar a foto scaneada no blog, mas aí ninguém iria acreditar. Não por nós, que éramos mesmo bem bonitas, mas pela moda da época: muita ombreira, muito cabelo estilo Farra Fawcett e muita roupa fluorescente. Anos 80, babies.

Bem, mas na última reunião da turma, motivada pelo fato de boa parte dos colegas ter se reencontrado pelo Orkut, um dos 'meninos' da época, agora um homem, pai de família, mandou: "Com vocês quatro, não tinha para ninguém. A gente, pirralho ainda, babava por vocês que só tinham olhos para os garotos de duas turmas acima".

O colega não se fez de rogado e discorreu seriamente sobre o tema. Eu e minhas outras três amigas não éramos apenas meninas formosas, continuou o amigo: éramos simpáticas, capazes de ajudar no trabalho da 'patinho- feio' da turma. De dar atenção ao nerd ou ao freak da vez. Tínhamos ética, não humilhávamos ninguém e respeitávamos professores, inspetores e todo o corpo de supervisores disciplinares. Realmente conseguíamos tudo no charme, no diálogo, na negociação. Sabíamos fazer bagunça na hora certa, mas éramos inteligentes e estudiosas, o que nos fazia também queridinhas da maior parte dos professores, de ambos os gêneros, que fique bem claro.

No esporte, fazíamos parte do time de vólei e handebol e ganhávamos das turmas mais avançadas. Na hora do futebol, íamos para arquibancada gritar o nome dos meninos da nossa turma, que embora tivessem a mesma idade, eram menos desenvolvidos - coisas da natureza - e se orgulhavam de ter as meninas mais populares da escola incentivando-os, mesmo contra o time dos nossos objetos de paquera. Fora da sala de aula, tudo bem suspirar pelos mais velhos, mas na hora de torcer, éramos fiéis aos 'nossos' meninos.

Lembro-me de nos darmos bem com toda a turma, mesmo sem desgrudarmos uma das outras. Éramos uma espécie de 'Sex and The City' mirim e suburbano.

Talvez por isso custe a entender os filmes americanos, nos quais sempre as meninas mais populares são pérfidas, gostam de derruar todo mundo, não se dão bem com ninguém e só querem saber de seu grupinho, fechadas para o meio em que estudam.

Para permanecer na memória dos colegas por mais de 20 anos é preciso ser popular, sem perder a ternura.

4 comentários:

Lavinia Fernandes disse...

Só não perdôo a falta da fotografia.
Pô, ia ser ótimo ver isso!!
Também já usei roupa verde limão. Hahaha!

No meu caminho tem... disse...

ai poe a fotooooo
a gente quer ver!!!
mas oo eu tbm era supoer popular e me vi nessas linhas...
saudades
te cuida
odila

Anônimo disse...

eu adorei o comentario pois na minha escola tem tres meninas que sao mais ou menos populares elas sao julia guedes julia andrade e luciana elas tem inveja de eu ser mais bonita do que ele e fica fofocando de mim eu odeio elas ainda bem que eu posso desabafar aqui ela e uma idiota que ta sempre falando mal do outros

Anônimo disse...

la na minha escola que e progressao tem duas meninas super populares que sao a stefane e a sara elas sao populares porque sao otimas amigas agora a julia guedes a luciana ea julia andrade sao poucas populares . popular pra mim sao pessoas legais nao popular sao pessoas que falam mal de voce pois tem inveja dos outros